segunda-feira, 11 de junho de 2007

Pauta do Quinto Encontro

Refletindo sobre Práticas Alfabetizadoras: Uso da Informática
Pauta:
1- Leitura Compartilhada
2- Leitura do Caderno de Registro
3- Discussão sobre o texto: “Novas tecnologias da informação e da comunicação; novas estratégias de ensino/aprendizagem”
4- Apresentação de alguns programas: Kid Pix – Mesa Alfabeto – Storybook – Comfy
5- Apresentação do Blog do Curso
6- Montagem do Blog da escola

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi! Oi! Oi!

Estou estreando o blog, que alegria!!!

E já estreio com uma dúvida enorme: Estou lendo uma monografia de uma desconhecida, baixada pela internet(olha o uso da tecnologia para pesquisas e obtenção do conhecimento...heheh)sobre alfabetização e letramento. Num determinado momento, qndo ela falava sobre pessoas analfabetas porém letradas e que "os níveis de letramento estão ligados às necessidades e exigências de uma sociedade e de cada indivíduo no seu meio social" percebi que um aluno meu, aquele que dos "olhos da menina que olha" (como o do texto do livro PROFESSORA PESQUISADORA...)é pouquíssimo letrado. Na verdade em algumas conversas que tivemos, ele demonstrou pouco interesse em escrever, até mesmo o nome da mãe e outros que teriam significado pra qualquer criança. Em seu meio social não acontece situações com necessidade de se escrever. E ai, como letrar esse menino, mostrar a função social da escrita, mostrar o mundo fora da sala de aula?
Eu acredito que depois desse letramento ou ao mesmo tempo, mas depois de um "mergulho no letramento" ficará mais fácil e produtivo a alfabetização (decifração).
Mas como faço isso?
E mais, será que é vendo a funcionalidade da leitura e escrita é que se desenvolve o gosto por elas e se entende essa funcionalidade?
Meninas me ajudem...Se puderem abordar no curso práticas pedagógicas de letramento eu agradeceria muito e o meu aluno também!
Abraços...
Até o próximo encontro!

13 de Junho de 2007 00:36

Anônimo disse...

Oi Giselle!
Alfabetização e letramento são conceitos que me seduzem sempre, afinal um está ligado ao outro, pois ainda que distintos estão absolutamente conectados.
Você pergunta como ajudar o seu aluno a se apropriar de leitura e da escrita, ousaria dizer que só há um caminho: lendo e escrevendo com ele, para ele, sobre ele. Leitura e escrita que tenham sentido, que tenham uma função social, cultural verdadeira. E não uma pseudo função. Pergunte-se quando você mesma escreve e lê. Eu só copio uma receita quando gosto do que como e na escola, a gente fica dizendo que trabalha com diferentes textos (inclusive com receitas) sem que isso tenha sido provocado por uma demanda real. É preciso trazer o mundo real para a escola. E o nosso maior mediador é o nosso aluno. Estude sobre ele, conheça sua vida (não as mazelas), mas sua cultura, seu envolvimento com a sua comunidade, sua igreja, seus animais de estimação...
Viajei muito? Tomara que não. De qualquer forma, este assunto está na pauta dos nossos próximos encontros. Espero que a gente possa continuar essa conversa por lá. Bjs à vc e todos, Leda

19 de Junho de 2007 16:39